Enquanto vários recém-formados estão ansiosos por oportunidades, uma pesquisa recente mostrou que 40% dos líderes empresariais pensam que essas pessoas não estão — de fato — preparadas para o mercado de trabalho.
O levantamento fez referência às turmas de graduação de 2020 a 2023, com jovens nascidos, principalmente, entre 1997 e 2012.
A opinião considerada veio de pessoas de 30 a 60 anos que atuam como executivo C-Level, gerente de RH, diretor, presidente ou sócio de empresas com mais de 10 pessoas, com renda média familiar mensal de 6 mil dólares.
Para piorar… Dos 40% que disseram que os recém-formados da gen Z não estavam preparados para o ambiente de trabalho, 94% afirmaram que até evitariam contratá-los.
Qual a justificativa?
Os líderes citaram algumas características negativas dos membros dessa geração em relação às anteriores, como ética de trabalho ruim e capacidade de comunicação abaixo da média.
Questionados sobre as razões desses comportamentos, 62% desses empresários disseram que a culpa era da cultura moderna, e 48% citaram a pandemia do COVID.
Na outra ponta… Os membros da gen Z estão lutando contra o medo de seu futuro. 76% desses jovens têm receio de que o ChatGPT possa substituí-los no trabalho.
Certamente, este conflito de expectativas das gerações no mercado de trabalho é mais um dos resultado das transformações digitais que impactam a sociedade atual. Mas como resolver este conflito?
Capacitar a geração Z não só para o mercado de trabalho, mas para lidar com os desafios do futuro, e até mesmo, impactar de forma positiva a atualização do próprio mercado de trabalho, parece o cenário mais viável para resolver este impasse.
E como isso pode ser feito?
A Jump é um exemplo de ação ideal para este tipo de desafio. Com programas, serviços de desenvolvimento e uma equipe de profissionais C-Level com experiências e vivências complementares, levamos a sério os dilemas atuais que as empresas enfrentam hoje, como: Inovação, Transformação Digital, MVPs, Mentoria, Expansão e Capacitação de equipes.
Somos uma rede acessível de transformação e estamos aqui para ajudar executivos, empreendedores, startupeiros e conselheiros a darem o impulso para o próximo salto.
E então, vamos juntos transformar este cenário? Mande um ola@jumphub.com.br e nos conte mais sobre o seu desafio.