Em um contexto cada vez mais volátil, com grandes restrições econômicas e pautado pela complexidade e fragmentação de soluções, a necessidade por um Chief Marketing Officer as a Service (CMO) torna-se cada vez mais relevante.
A realidade é que muitas empresas não têm condições de investir em um profissional, no papel tradicional de CMO experiente. Além disso, mudanças bruscas no Mercado demandam desafios que nem sempre o C-Level residente está pronto para lidar.
CMO as a Service é uma solução inovadora que permite às empresas acesso a executivos capacitados, a um custo adequado. Além disso, o serviço proporciona flexibilidade e customização, ao possibilitar conectar diferentes perfis ao longo do tempo. É a confiança de ter um profissional com o expertise necessário para cada fase da sua empresa, mesmo em cenários voláteis. A empresa foca nas suas competências organizacionais mais fortes, deixando o Marketing para especialistas.
Benefícios do Modelo C-Level as a Service
O CMO as a Service trabalhará para desenvolver a estratégia, o plano de ação e dará suporte para a equipe durante a sua execução, com base em objetivos bem definidos.
Os principais benefícios do modelo: acesso a profissionais experientes e economia de recursos. Um CMO as Service flexibiliza a gestão dos esforços e investimento de Marketing, seja no momento de escalar ou reduzir, sem a necessidade de adicionar contratações. O tempo de resposta torna-se mais ágil.
Esse tipo de profissional costuma ter experiência com os mais diversos tipos de negócios e tamanho de organizações, de startups a grandes empresas.
Quais são os tipos de serviços oferecidos no modelo CMO as a Service ?
1) Fractional CMO
O profissional trabalha meio período na organização. Suas responsabilidades e entregas são as mesmas, porém com um foco maior no trabalho em si, do que na navegação dentro da empresa e gerenciamento de relações entre pares e colegas. O Modelo funciona para empresas que estão em um momento de Transição ou Crescimento, quando há necessidade de aprimorar os esforços de Marketing, mas sem pesar na estrutura.
Geralmente esse modelo atende empresas pequenas e médias que não tem um orçamento robusto para ações de Marketing e Comunicação frequentes. Dessa forma o CMO part time fica focado na estratégia , planejamento e análise de resultados. De qualquer forma é preciso que exista uma equipe focada na execução.
2) CMO Interino
Como o próprio nome significa, o CMO interino é uma solução temporária para uma empresa em transição. Uma solução para manter todos os pratos equilibrados, enquanto a organização se reestrutura.
3) CMO Virtual
Geralmente alocado dentro de outra empresa, o CMO virtual trabalha de forma remota, oferecendo expertise e conhecimento. CMOs virtuais são frequentemente contratados por empresas pequenas e médias, nas quais os investimentos em Marketing são limitados e não há necessidade de um Diretor residente 24/7.
4) CMO por projeto
Contratado para um projeto por período determinado. É a opção escolhida pelas empresas que possuem uma equipe de Marketing, mas precisam de um expertise adicional, como o lançamento de uma nova unidade de negócios . O CMO passa a ser responsável por definir o escopo do projeto, os requisitos e a gerir o time de execução. É de responsabilidade desse profissional garantir que o projeto seja entregue no prazo e dentro do orçamento previsto. Demanda do profissional : foco, pragmatismo e flexibilidade para mudanças.
Cada um desses 4 modelos têm suas vantagens e desvantagens. Acima de tudo é preciso identificar as necessidades, objetivos e expectativas da empresa.
A Jump é formada por profissionais que já trabalharam dentro desses modelos, nas mais diversas organizações e setores. É muito provável, para não dizer garantido, que um dos membros tenha o fit perfeito para a sua organização e respectivo desafio. Também contamos com outras áreas de expertise: Growth, Produto, Desenvolvimento de Novos Negócios e Vendas.
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