Liderar uma empresa em fase de Scale-up pode ser desafiador, pois envolve lidar com um rápido crescimento e mudanças significativas. Porém, é comum que os líderes em Scale-ups não estejam preparados ou que falte maturidade.
Líderes precisam ser flexíveis e adaptáveis, modificando suas estratégias à medida que a empresa evolui.
Eu conto , na minha experiência, o que mais tenho contribuído para o desenvolvimento de Scale-ups como CMO , CRO ou CGO ( bando de sopa de letras, né ?). Leiam e reflitam sobre os 4 principais dilemas que encontro, ao iniciar um projeto :
📣 Dilema : Falha na comunicação eficaz das mudanças e na visão da empresa.
Já passei por 3 M&As e uma dos principais aprendizados é a importância de estabelecer canais claros de comunicação, garantindo que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos e as expectativas.
Comunique, comunique e comunique.
Eu diria que 30% do tempo de qualquer líder deveria participar. Eu costumo formar um trio com o Fundador/CEO e RH revisando constantemente a fluidez dos canais e rituais de comunicação.
🔢 Dilema : excesso de métricas e planos
Excesso de métricas é como aquele corredor que está tão preocupado com o monitoramento do seu smartwatch, que esquece de respirar direito e não repara na corrida em si.
Simplifique a Estratégia e transforme seus Objetivos e Metas em uma narrativa. Jogue os 30 slides e substitua por uma narrativa de páginas.
Eu tenho usado ferramentas de “Visual Strategy” como uma forma poderosa e eficaz de transmitir a estratégia. Se quiser uma dica de uma boa fonte, mande uma mensagem para mim ou escreva no comentário.
🏋️Dilema : Centralização das decisões , o peso de elefante nos ombros dos líderes.
Quem não confia nunca estará pronto para liderar efetivamente.
A sensação de solidão de muitos fundadores é fruto da falta de confiança ou dificuldade em montar uma equipe na qual possa delegar.
Quando noto isso, uma das minhas primeiras iniciativas é entender se a quebra de confiança está no líder e na equipe.
Confiança é como um músculo, se não exerce e pratica , atrofia.
📉 ⚰️Dilema : queda na qualidade e atrito na experiência de cliente.
Muitas Scale-ups focam na escalada, centrando esforço em Marketing, Vendas e Growth ( transacional) e negligenciam o desenvolvimento do produto / experiência.
Nunca escale e negligencie a base de clientes que fez você entrar no modo “Escala”.
Eu sempre incentivo as equipes multifuncionais a passarem um tempo ou conversarem com os clientes, para não tirarem o pé da realidade.
Fácil de falar e difícil de fazer.
Mas ao ajudar organizações como C-Level as a Service, foi possível identificar padrões nos dilemas vividos por Scale-ups. Isso permitiu criar um repertório amplo e rico de soluções para esse problemas.
Gostaria de nominar algum outro dilema , comum nas Scale-ups ? Bora trocar uma ideia.
Conheça o Marcelo Franco
Fui executivo C-Level multinacionais como NIVEA, Samsung e Latam Airlines. Muito case e história para contar.
Depois de um tempo, senti que era momento de me realinhar com meu DNA empreendedor e aportar com minha experiência executiva.
De conversa de boteco, que virou muito happy hour online devido a Pandemia, surgiu a ideia da Jump.
Um Hub, formado por profissionais com uma experiência f… nos mais diversos tipos de negócio e tamanho de empresas. Um Hub que privilegia quem viu, tentou, errou, aprendeu e colheu resultados. Pessoas que tem uma mentalidade colaborativa na enésima potência. Conheça quem faz parte do Hub e estamos aqui para ajudar você a dar o próximo salto. A verdadeira transformação ocorre quando ideias se tornam concretas.