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Quanto custa um funcionário desengajado e o turnover alto para a empresa?

Sim, o custo de um funcionário desengajado e o impacto de um alto turnover podem ser significativos para uma empresa!
 

Segundo pesquisas da americana Gallup, o custo da substituição de um funcionário de nível pleno chega a 150% do seu salário anual e o custo do baixo engajamento de funcionários no Brasil pode chegar a R$150 bilhões por ano.
 

E como isso acontece? Vamos aos fatos:
 

Um funcionário desengajado, sem comprometimento com o seu trabalho, empresa ou equipe resulta em baixa produtividade, falta de motivação, podendo até afetar negativamente a cultura da empresa. Com isso, os custos associados a um funcionário desengajado podem incluir:
 

  • Baixa produtividade: o que pode impactar na eficiência dos processos de equipe e resultados esperados, afetando até mesmo os mais engajados.
     
  • Perda de clientes: se um funcionário desengajado interage com clientes, isso pode levar a uma experiência ruim do cliente, resultando em perda de negócios e receitas.
     
  • Treinamento adicional: a falta de engajamento pode exigir treinamento adicional ou supervisão, o que pode custar tempo e recursos da empresa.
     
  • Impacto na moral da equipe: funcionários desengajados também podem afetar negativamente a moral de toda a equipe, levando a um ambiente de trabalho menos saudável.
     

Já, o alto turnover (rotatividade de funcionários) pode sair caro para uma empresa de várias maneiras:
 

  • Custos de recrutamento: a contratação de novos funcionários envolve custos de anúncios de emprego, tempo de recrutamento e despesas com agências de recrutamento.
     
  • Treinamento: novos funcionários frequentemente precisam de treinamento para se familiarizarem com seus cargos e a cultura da empresa, o que consome tempo e recursos.
     
  • Adaptação: enquanto os novos funcionários se adaptam ao ambiente de trabalho, a produtividade da equipe pode diminuir temporariamente.
     
  • Despesas legais: Em alguns casos, o alto turnover pode levar a questões legais, como processos trabalhistas ou custos de rescisão.
     
  • Imagem negativa no mercado: a incapacidade de reter funcionários leva o mercado a questionar a estabilidade do negócio e os princípios de gestão, o que pode afetar a reputação dos serviços ou produtos oferecidos aos clientes.
     

Acreditamos que é melhor criar as condições necessárias para um ambiente saudável, em vez de ficar apagando incêndios.
 

Mas como evitar funcionários desengajados e alto turnover no seu negócio?
 

A Jump pode te ajudar a identificar e enfrentar este desafio.
 

Como?
 

Nós entendemos e levamos muito a sério os desafios de criar uma cultura saudável e a importância de novos modelos de liderança. O primeiro passo é rodar uma diagnóstico para entender o momento da empresa e equipes.
 

Nossa membros são profissionais talentosos e experientes, que já aturam nas mais diversas organizações como executivos, líderes, empreendedores e fundadores. Vivemos essa dilema do engajamento e cultura em dezenas de situações, mesmos as mais complexas.
  

Após o diagnóstico, atuamos com os líderes das diferentes áreas da empresa, como Marketing, Growth, Produto, RH e Jurídico. Por meio de sessões, que podem ser tanto individuais quanto em grupo, estabelecemos os desafios, os caminhos para resolve-los e desenvolvemos um plano de ação a muitas mãos e cabeças.
 

O nosso programa evolui junto com os desafios e novos dilemas da empresa, pois o nosso modelo é “As as Service”, acompanhando toda a implementações e necessidades de ajustes.
 

Veja um exemplo, de uma empresa de Tecnologia, no qual desenvolvemos um projeto de Transformação Cultural.
 

Partimos do diagnóstico, participando das reuniões de planejamento estratégico da empresa. Em uma segunda etapa, definimos um plano de ação em conjunto com o RH. Ajudamos a interpretar os dados e informações existentes para traçar um diagnóstico sobre a Cultura da empresa.
 

Definida a abordagem, desenhamos um MVP e iniciamos um trabalho com o líder da área de Marketing, depois Vendas e mais recentemente Produto, sempre apoiando também o líder de RH.
 

O resultado?
 

A empresa acabou de receber a certificação do Great Place to Work (GPTW).
 

O mérito é da empresa, mas é claro que celebramos a transformação.
 

Mande um ola@jumphub.com.br e vamos conversar.